Número Gratuito: +351 808 203 127
Precisa de Ajuda? [email protected]
O QUE É A LATERALIDADE?
ATIVIDADES DE LATERALIDADE PARA CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO
A lateralidade refere-se à predominância motora de um lado do corpo sobre o outro. Na educação física geralmente referimo-nos ao pé e à mão , embora essa predominância também afete a visão e a audição. Caso a predominância motora de um aluno se verifique em todos os segmentos corporais do lado direito, estamos perante um aluno destro . No caso a predominância motora de todos os segmentos do corpo se verificarem do lado esquerdo, estamos perante aluno canhoto . No entanto, existem alunos que são ambidestros , têm lateralidade cruzada ou mal sentada. Os professores devem respeitar o domínio de cada aluno e conhecer as consequências dos distúrbios da lateralidade para poder ajudar seus alunos.
A maioria das investigações corroboram a ideia de que a principal fase da lateralização acontece até os cinco anos de idade , mas que continua a desenvolver-se até aproximadamente aos dez anos de idade . É fundamental que os professores da educação do pré-escola e 1º ciclo saibam o que é a lateralidade, seus tipos e como ela se desenvolve nas crianças e tenham recursos para promover seu desenvolvimento . Além disso, seria interessante trabalhar tanto em sala de aula (pela professora titular) quanto em psicomotricidade ou educação física.
No caso da educação física, o desenvolvimento da lateralidade nas crianças terá como foco principal a etapa da educação infantil e nos primeiros anos do ensino pré-escola e 1º ciclo, afim de se alcançar o máximo desenvolvimento nos alunos.
Antes de começar a trabalhar a lateralidade, faremos uma avaliação inicial para saber o nível dos alunos e adequar a proposta didática, bem como saber se eles sabem qual é a direita e qual é a esquerda. Para tornar a avaliação inicial mais lúdica, podemos utilizar jogos e atividades para trabalhar a lateralidade. Uma vez estabelecido o nível dos alunos, hà que propor uma diversidade de jogos e atividades de experimentação e garantir que ao longo do percurso escolar os alunos trabalhem com ambas as mãos e pés; o dominante e o não dominante.
Existem muitos jogos e atividades para trabalhar a lateralidade que podem ser feitas. Algumas delas para a educação infantil e primária são detalhadas a seguir.
Mini Desafios
Propomos aos alunos que realizem uma série de ações com o segmento corporal de sua preferência (dominante) e depois pedimos que as repitam com o não dominante. Alguns exemplos de desafios:
Lançar ao cesto, rematar à baliza, escrever o nome, equilibrar-se num só pé, etc. Podemos utilizar esta proposta como avaliação inicial, ou podemos utilizar o “Teste Harris de Dominância Lateral”, que consiste na realização de diversas ações com seu lado naturalmente dominante , para descobrir a lateralidade de cada aluno.
Pisar as Pegadas
Colocamos os pés de borracha no chão. Os pés laranja correspondem ao pé direito, enquanto as pés azuis correspondem ao pé esquerdo . A divisão das cores de acordo com o lado facilitará a identificação do direito e do esquerdo. Numa primeira fase colocamo-los de forma a que alternem os saltos com os dois pés , com a perna direita e com a esquerda. Quando já dominarem a ação, podemos incluir a variante de virar as pistas/pés para que eles também tenham que mudar a direção dos saltos.
Imitar os Apoios Dentro de Cada Arco
A tarefa vai evoluindo e, neste caso, além de usar pés, também incluiremos arcos com mãos . Da mesma forma que na atividade anterior, as impressões de mãos e pés de borracha laranja correspondem aos segmentos direitos, enquanto as azuis correspondem aos segmentos esquerdos (mão ou pé). Para facilitar a compreensão dos alunos, podemos colocar de um lado apenas uma cor e as peças de outra cor todas do outro lado, como mostra a figura.
.
Circuito de Habilidades e Coordenação
Desenhamos um circuito de habilidades e coordenação que inclua saltos ao pé coxinho, driblar a bola e lançar. Pedimos-lhes que o façam pela primeira vez como quiserem (utilizando o seu lado dominante) e na segunda vez que o façam com o seu lado não dominante. Uma vez terminado, podemos pedir aos alunos que criem cooperativamente um novo circuito entre todos, e façam o seu circuito com o lado dominante e não dominante. Para acabar com este jogo de lateralidade, refletimos sobre como nos sentimos, sobre as diferenças e sobre porque achamos que isso acontece.
O Espelho
Colocamos os alunos em duplas. Um aluno será a pessoa, enquanto o outro aluno terá o papel de ser o espelho. O espelho terá que imitar todos os movimentos que seu parceiro faz. Ao sinal do professor, os papéis invertem-se.
O Labirinto
Vamos colocar várias setas de direcionais, cada uma apontando em uma direção diferente. Vamos marcar com um cone qual a primeira seta, a partir da qual os alunos devem iniciar o labirinto. Os alunos devem saltar de seta em seta e virar-se para onde indicam, até encontrarem o fim do labirinto. No início podemos marcar um percurso único em que têm de saltar em todas as setas, mas depois podemos incluir algumas setas que não vão alcançar para "enganar" e complicar o labirinto.
"Simon Diz"
Nesta conhecida atividade para trabalhar a lateralidade, o professor indica diferentes ações. Se antes das ações diz "Simon diz" os alunos têm que realizá-las. Se, por outro lado, o professor diz a ação sem antes dizer "Simon diz" eles não devem realizá-la. As ações podem ser, por exemplo: Tocar o nariz com a mão direita, saltar com o pé esquerdo, virar para a direita, tocar o joelho direito com a mão esquerda, saltar três vezes para a perna coxa do pé direito, levantar a perna esquerda... Além da direita e da esquerda, também podemos aproveitar para trabalhar na frente, atrás, para cima, para baixo, dentro e fora.
Twister
O ideal seria ter um twister gigante, embora também se possa desenhar no chão com giz. Dois dados são lançados; Os mesmos dirão se têm de se colocar o pé direito, o pé esquerdo, a mão direita ou a mão esquerda. O outro, dará a indicação onde é que têm de colocar esse membro. O twister é um jogo muito divertido que também pode ajudar os alunos a interiorizar qual é a direita e a esquerda.
Algumas Últimas Considerações e Dicas a ter em Mente:
se queremos que os alunos nos imitem, o recomendável é que se coloque em frente aos alunos, mas de costas, pois de outra forma eles farão o efeito espelho e quando se mover um segmento eles vão mover o contrário. Além disso, se você ainda não sabe qual é a direita e a esquerda, pode ser uma boa ideia pintar um rosto ou colocar um adesivo em uma das mãos para que você possa associar e internalizar qual é a direita e qual é a esquerda.
Autora: Josune Rodriguez-Preto
Tem uma extensa carreira de investigação, com inúmeras publicações científicas e apresentações em congressos internacionais. Realizou várias estágios de investigação no estrangeiro, a última das quais na Finlândia. Além disso, divulga nas redes sociais sobre educação em nome de @lamagiadelaef