Número Gratuito: +351 808 203 127

Kubb Viking

Data: 2023-10-19



O Kubb Viking ou xadrez Viking na Educação Física

Este artigo tem como objetivo divulgar o Kubb Viking , ou xadrez Viking, e fornecer alternativas onde, utilizamos o material para trabalhar outras competências e habilidades nas aulas de Educação Física, desde a parte de ativação ou aquecimento até ao retorno à calma. 

ORIGEM DO KUBB VIKING

Kubb Viking é um jogo tradicional de origem sueca, que se tornou muito popular nos últimos anos. Este é um jogo de equipa de habilidade e estratégia jogado ao ar livre e numa superfície plana, como relva ou areia. Resumidamente, podemos dizer que o objetivo do jogo é derrubar os blocos de madeira (kubbs) da equipa adversária com auxílio de paus de madeira.

PRINCIPAIS HABILIDADES QUE DESENVOLVE

Habilidades motoras finas e de coordenação : O jogo kubb viking exige que os alunos utilizem as habilidades motoras finas para agarrar e lançar os paus de madeira com precisão, bem como coordenar seus movimentos ao lançar os paus e derrubar os blocos de madeira. Isso requer coordenação óculo-manual e um bom ritmo.

Habilidades de estratégia e trabalho em equipa: O xadrez Viking sendo um jogo de equipa, desenvolve habilidades sociais, pois os jogadores devem preparar e definir estratégias para derrubar os blocos de madeira da equipa adversária. Deverão analisar a situação e tomar as melhores decisões estratégicas para vencer o jogo.

COMO SE JOGA KUBB VIKING? 

O jogo consiste em duas equipas que colocam seus cinco blocos chamados kubbs em linha reta num campo retangular de aproximadamente 5x8m. O objetivo do jogo é derrubar todos os kubbs da equipa adversária  e depois disso, o kubb central ou Rei

O xadrez Viking começa com uma equipa a lançar os seis paus de madeira, para tentar derrubar os kubbs da equipa adversária. Depois da equipa ter lançado todos os seus paus, a equipa adversária pega nos paus que a outra equipa lançou e vai agora tentar derrubar os kubbs que estão do lado oposto do campo. O lançamento dos paus deve ser vertical, de baixo para cima, e não horizontal ou “voar” em formato de hélice.

Se uma equipa conseguir derrubar todos os kubbs da equipa adversária, então nessa altura pode tentar derrubar o kubb central ou "Rei" do campo de jogo para vencer o jogo. No entanto, se uma equipa (ou no jogo individual) só derrubar alguns kubbs da equipa adversária (na sua vez), no final de lançamento dos seis paus, tem que lançar também os kubbs derrubados para a outra metade do campo de jogo da outra equipa e assim sucessivamente. O jogo continua assim até que uma equipa consiga derrubar todos os kubbs adversários e só depois poderá tentar derrubar o kubb central ou "Rei" para vencer o jogo. Cada equipa pode definir suas próprias ações estratégias, tornando o jogo muito adaptável e emocionante.

Na educação física, Kubb Viking é um jogo e uma ferramenta valiosa para desenvolver nos alunos uma variedade de habilidades físicas e cognitivas. 

A seguir veremos algumas propostas para incorporar o material nas nossas aulas.

DIFERENTES UTILIZAÇÕES DO KUBB VIKING NAS AULAS 

Ativação e aquecimento 

Para a parte de ativação, pensamos em usar os bastões e os kubbs para fazer um pequeno jogo de aquecimento, que chamamos de “Last One Standing”. Para fazer isso, dividimos o grupo de turma em duas equipas. Uma das equipas deve levantar os kubbs (esta equipa deve ser um pouco mais numerosa que a outra porque é mais complexo levantá-los do que derrubá-los), enquanto a outra deve derrubá-los com a mão. Quando o tempo acabar, uma contagem é feita para ver quem ganhou.

Parte principal do xadrez Viking 

  • Jogo de precisão ou alvo: dividimos o grupo em duas equipas e colocamos os blocos Kubbs em linha reta. Devem lançar o pau, conforme indicado pelas regras do Viking kubb para tentar derrubá-los antes da equipa adversária

- Defender o castelo: dividimos o grupo em dois num campo de basquete ou similar. Cada equipa é colocada em meio campo e no final deste colocará seus kubbs de acordo com a estratégia que escolher. Bolas de mão de espuma serão usadas para derrubar os kubbs e os alunos não poderão cruzar a linha central para lançar ou apanhar as bolas. O jogo termina quando uma equipa derruba os kubbs num determinado tempo previamente definido .

Variante : delimita uma área dentro do campo de jogo que não pode ser invadida e assim cria-se uma maior dificuldade na defesa.

- Kubb Ultimate Frisbee: semelhante ao jogo anterior, mas utilizando frisbees em vez de bolas.

Retorno à calma

- Kubb Viking com regras oficiais

  • Jogo de boliche: Usamos os kubbs como pinos de boliche, e com uma bola tentamos derrubá-los antes da equipa adversária.
  • A fortaleza : Com os materiais criar diferentes castelos e fortalezas. 

 

CONCLUSÃO 

Em resumo, Kubb Viking ou xadrez Viking é um jogo divertido e emocionante que pode ajudar os alunos a desenvolver uma variedade de habilidades físicas e cognitivas na educação física. Além disso, como vimos, podemos dar um uso alternativo ao material , tornando-o um jogo muito completo.

 

Para que entenda melhor o jogo sugerimos a visualização dos seguintes vídeos:

     

 

Clique aqui para voltar ao produto

 

ALBERTO MIRANDA

Professor especialista em Educação Física formado pela Universidade de Sevilha. Iniciei a jornada há 5 anos ministrando aulas de Educação Física e condicionamento físico para crianças em idade escolar, adolescentes, adultos e idosos.

Atualmente trabalho como professor de Educação Física no CEIP Fray Bartolomé de las Casas, centro específico do Polígono Sul de Sevilha.