Número Gratuito: +351 808 203 127
Precisa de Ajuda? [email protected]
Uma atividade nascida no pátio da escola
Quantas vezes já fizemos atividades/jogos ou modalidades no pátio escolar que ao misturar idades e níveis diferentes, verificamos que não funcionam?
Quais são os jogos que funcionam melhor? Aqueles jogos que os alunos pedem repetidamente. Aquelas que funcionam sempre, que tem transfere horizontal para várias modalidades?
Os jogos de campo dividido e jogos de lançamento de bola são um ótimo recurso para serem praticados simultaneamente por alunos de diferentes idades, evitando confrontos e barreiras físicas. A partir dessas e de muitas outras situações, surgiu esta modalidade de lançamento de bola como um excelente recurso para utilizar com os alunos nos momentos de lazer.
Poderíamos destacar variadíssimos aspectos positivos que a prática de modalidades alternativas têm. A primeira delas é evitar o património motor adquirido anteriormente pelos nossos alunos. Isto, permite equilibrar as práticas motoras e torná-las mais inclusivas, divertidas e acessíveis a todos.
Estas atividades alternativas são muito importantes na aprendizagem, principalmente as que permitem realizar um transfere horizontal e vertical com muitas outras modalidades. Sem dúvida, um dos principais objetivos é conseguirmos, com a prática desta modalidade, alunos mais capazes e competentes.
Mas como é que começou esta aventura? Bem, como a maioria das coisas fantásticas que nos acontecem, a brincar.
Há dois anos atrás eu estava com os meus alunos a trabalhar uma unidade de jogos de
campo dividido e a testar alternativas, variantes diferentes, adiciona aqui, retira ali, tenta, decidir e, a partir dessas experiências com os meus alunos e, nasceu este Launchball, aquela bola lançada que converte uma habilidade como o lançamento numa dinâmica de jogo com uma infinidade de condições técnicas e táticas que vamos conhecer a seguir.
Que tipo de modalidade é o Launchball?
Se há algo de que gosto particularmente neste desporto de lançamento de bola é a sua versatilidade. Procurei gerar uma dinâmica de jogo que tornasse a sua prática o mais divertida possível, e por isso, tirar condições táticas e estratégicas de diferentes modalidades. É por isso que classificá-la é bastante complexo. Apesar de tudo, poderíamos dizer que se encaixa em modalidades de campo dividido e principalmente de alvo. Colaborativo, de oposição, misto e inclusivo. Tudo isso e muito mais é o Launchball, e é essa bola lançada, dependendo se estamos em fase ofensiva ou defensiva, que podemos considerar como parte comum a diferentes tipos de modalidades.
Encerra referências de desportos como Datchball ou jogos populares como cemitério ou bola queimada , até de jogos de outros países como \"Prisoner\" dos EUA, ou \"Cheia\" de Moçambique.
Qual é o objetivo do jogo?
O objetivo deste jogo de lançamento de bola será conseguir a maior pontuação possível derrubando as "bases" da equipa adversária .
Cada base terá uma pontuação diferente, podendo-se obter 1,2 ou 3 pontos .
Vamos explorar mais o Launchball? Vamos ver que jogos podemos levar para as aulas?
Bom, vamos explorar da forma que eu mais gosto e nossos alunos também, como? Brincando.
Como é o campo de jogo do Launchball?
Um dos aspectos do jogo que tive em consideração foi criar algo que qualquer professor pudesse colocar em prática no seu contexto, por isso, o campo tem as dimensões de um campo de volei, um campo de 9 x 18m, delimitado em duas partes e em cada parte do campo 6 retângulos de 4,5 x 3m. Dentro de um círculo que protege a \"base\" que terá um diâmetro de 60cm nos participantes mais pequenos, até 1m nos adultos. Quanto menor o diâmetro, mais fácil a fase defensiva.
Além disso, cada metade do campo possui três zonas de \"vida\" ao redor do campo de jogo. Nessas zonas, estão os jogadores que sofreram impacto na sua base, sendo derrubados, e os que foram eliminados por não cumprir as regras do jogo. No caso de receberem uma bola e acertarem na base do adversário, podem retornar ao seu campo.
Dos 7 jogadores da equipa, um começa numa \"zona de vida\" sem poder sair dela durante esse tempo.
Variante para o inicio:
Um jogo de lançamento de bola que gosto de fazer para que meus alunos entendam a estrutura do campo e a dinâmica do jogo é fazê-lo em campos mais pequenos.
Jogo de campo pequeno
Vamos diminuir o número de jogadores e aumentar o tamanho do alvo. Além disso, modificamos as regras, pois não haverá mudanças nas áreas de jogo. Vamos jogar 3 x 3 mini-jogos. Os campos ficam reduzidos a duas zonas com base, à frente de outras duas, com uma única “zona de vida” na parte de trás do campo. Tentaremos focar o passe para o jogador na zona da vida para facilitar o ataque e a “demolição”. Contamos um ponto por base derrubada. Os jogadores de cada equipa trocam de posição a cada 3 minutos, girando no sentido dos ponteiros do relógio.
Duração e pontuação no launchball
- Cada jogo será disputado à melhor de 3 jogos .
- Cada jogo dura 10 minutos ou no máximo quando uma equipa atingir 15 pontos, com intervalo de 3 minutos entre os jogos .
- No início de cada jogo as equipas mudam de campo .
- Cada tempo começará com o placar de 0 a 0 .
- A equipa com maior pontuação ao final do período de 10\' somará um jogo . No caso de atingir 15 pontos ou conseguir derrubar todas as bases adversárias, o tempo pára e o jogo termina.
- Se nos dois primeiros jogos a mesma equipa conseguir vencer, a partida termina com o placar de 2 a 0 .
- Em caso de empate, será disputado um jogo final em que o placar deverá estar com diferença de 2 ou mais pontos . Se, após 10 minutos, não tiverem um placar com mais de 2 pontos de diferença ou ainda estiverem empatados, haverá disputa de “penaltis” .
Encontramos três tipos diferentes de pontuação, base simples (1), base dupla (2), base tripla (3).
Como ensino o sistema de pontuação aos meus alunos?
Para que eles entendam os “placares” das diferentes bases e aprendam a marcar pontos, utilizo a disputa de “penaltis”.
Duelo de “penaltis”
Neste caso vamos-nos concentrar exclusivamente na dinâmica que é gerada na marcação de “penaltis”, dando especial atenção às pontuações das bases, lembrando que existem bases de 1,2 e 3 pontos, dependendo da área que ocupam.
Dividimos a turma em equipas. Cada equipa disputa, dois a dois, em um duelo de “penaltis”.. Uma equipa lança primeiro e depois a outra, cada jogador pode lançar apenas uma bola. Cada base abatida não pode ser reconstruída durante o turno daquela equipa. No final somaremos as pontuações de cada equipa e realizaremos cruzamentos entre os participantes.
Dinâmica de jogo no Launchball
Após um lançamento, a equipa inicial colocará a bola em jogo na sua “zona de vida” . A bola será sempre lançada para passar para o outro campo ou para um companheiro de equipa, mas directamente, nunca com ressaltos de bola . Por isso este desporto é ótimo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os tipos de passes, em suspensão, em movimento, em distância, precisão, fazendo dessa habilidade a protagonista na dinâmica do jogo. Além disso, qualquer parte do corpo pode ser usada para parar a bola e evitar que minha base seja derrubada. Isso permite que a fase defensiva seja muito dinâmica e divertida.