Número Gratuito: +351 808 203 127

SPIKEBALL

Data: 2023-05-24



Porquê trabalhar esta atividade, Spikeball nas aulas de EF?

É divertido é fácil de organizar e montar a estrutura da aula. Incorpora muitas habilidades e capacidades que são transversais a outras matérias/modalidades, os alunos adoram e facilmente conseguem obter sucesso. 

O Spikeball é uma boa alternativa ao voleibol (é mais fácil e mais elementar) e trabalha habilidades idênticas.

É aconselhável abordar esta atividade em simultâneo com o jogo Four Square, porque utiliza as mesmas técnicas de batimento.


Como se joga

As regras são basicamente as mesmas do “volei” 2 x 2, mas em vez de passar a bola por cima de uma rede, a bola é lançada para um quadrado dos oponentes, marcado no chão. 




Capte a atenção dos seus alunos

Mostrar vários vídeos do Spikeball no Youtube aos alunos é uma boa estratégia para os estimular a jogar. Abaixo está apenas um exemplo de muitos.




No final da aula, depois de os alunos terem experimentado jogar, funciona bem voltar a mostrar o vídeo do jogo mais evoluído. Os alunos depois de experimentarem, conseguem apreciar e dão mais valor à habilidade dos jogadores do vídeo.

Spikeball. Alguns exemplos de vídeos com estratégias para abordar esta atividade nas aulas de EF. 


Começando com estações de salto e captura

Na primeira aula, podemos começar com algumas estações de ressalto e captura. O objetivo é deixá-los trabalhar o lançamento da bola e tomar consciência dos ângulos de ressalto e perceber a melhora forma de se posicionarem para apanhar e lançar a bola.

Dicas importantes: “alcançar, agarrar e lançar”. Fazer algumas demonstrações ou ver vídeos é muito importante antes de começar.

Na aula seguinte passamos para “alcançar, segurar e bater” esta transição é importante.


Spiker Bowl (Ultimate Spikeball)

Para praticar o batimento podemos fazer exercícios de repetição.

Depois dos alunos estarem familiarizados com os gestos básicos de lançar segurar, vamos adicionando novas regras, mais alvos e modificações mais difíceis e, eventualmente, até mesmo alguma defesa para progressivamente tornar o jogo mais semelhante a um jogo real de spikeball. 

Pode ver no seguinte vídeo.


Atividades da Estação Spikeball

Como é normal existem nas nossas turmas diferentes níveis, por isso o trabalho em estações pode ser muito eficaz e produtivo.

Criar em cada estação jogos divertidos irá motivar os alunos a aprenderem cada vez mais e melhor. .


Jogos modificados Spikeball

Antes de chegarmos ao jogo final podemos criar diferentes situações e progressões.

Para todas essas progressões, podemos usar Follow the Leader Spikeball. Escolher um aluno mais hábil em cada grupo que irá escolhendo tarefas onde tendo os outros que imitar.

Depois de passar pelas progressões, entramos em uma jogo modificado de spikeball. É uma ótima maneira de dar aos alunos a chance de trabalhar com um parceiro e ter uma ideia de como é um jogo real de spikeball. Normalmente não entramos no jogo final, mas em aproximadamente 2 semanas, podemos fazer com que os alunos joguem alguns jogos modificados, seguindo o padrão específico de Spike – Partner Pass – Catch. Eu costumo fazê-los jogar durante 3-4 minutos e em seguida, rodam para uma rede ou aro diferente para que eles joguem com vários colegas de turma diferentes.

Veja aqui um exemplo.


Marcar pontos ou jogar por diversão?

Podemos escolher qualquer formato, o que acharmos melhor para os alunos. Os meus alunos ADORAM marcar pontos . Funciona com motivação por outro lado a competição faz com que treinem mesmo nos intervalos das aulas, o que é ótimo.

Para manter a pontuação, usamos nossos Easy Score Keeper Cards para mudar facilmente a pontuação utilizamos um clipe ou uma mola como na figura abaixo:


Spikeball Spot Shot

É uma ótima atividade para qualquer modalidade, super motivadora e divertida para os alunos. Esta atividade foi adaptada ao  Batimento de spikeball e testei durante nossa última unidade e foi ótimo.

Clique neste vídeo.

Para perceber melhor como funciona veja este vídeo em que a atividade é realizada num aula de lançamentos de basquetebol.

Esperamos que isto o tenha ajudado a começar a planear uma divertida unidade de spikeball com os seus alunos!